Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Secretaria de Infraestrutura informa que pela primeira vez na Unifesspa foi realizado o transplante de cinco árvores localizadas na Unidade III de Marabá

  • Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 14h34
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 14h36
  • Acessos: 41

     Secretaria de Infraestrutura informa que pela primeira vez na Unifesspa foi realizado o transplante de cinco árvores localizadas na Unidade III de Marabá, sendo: dois mognos, duas mangueiras e um Ingazeiro.
     Essa medida foi tomada com o intuito de evitar problemas em relação a tubulação de drenagem e esgoto sanitário municipal que passa sob o limite do terreno da Unifesspa, prevenindo que fossem necessárias futuras remoções definitivas já que as espécies em questão poderiam danificar o sistema.
     As árvores foram replantadas em locais que não têm previsão de passagem de ruas, tubulações ou fiações e próximas a áreas de atração de pessoas que poderão usufruir dos frutos e dos benefícios que uma árvore fornece ao microclima local como ao lado do Restaurante Universitário e do novo Bloco de 5 pavimentos, ambos em construção na Cidade Universitária.

     "Transplante de árvore é uma técnica que permite remover árvores do terreno e replantá-las em outro local, evitando o corte do tronco e a perda da espécie. Alguns especialistas na área informam que as chances de as plantas sobreviveram ao transplante variam de 60% a 70%." Comentou Dalila Amorim, chefe do Departamento de Meio Ambiente.

     A SINFRA buscou a utilização dessa técnica como medida ecológica de sustentabilidade e de preservação da memória construtiva do complexo da unidade III, visto que as árvores em questão foram plantadas há quatro anos no processo e implantação do campus além de reforçar a responsabilidade da Universidade com o Meio Ambiente.

 

 

 

Atenciosamente,
 
Secretaria de Infraestrutura
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
(94) 2101-7185
registrado em:
Fim do conteúdo da página